Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Comunicação > Notícias - InforMMA
Início do conteúdo da página
 
Sexta, 15 Junho 2018 20:00

Ministro dá posse a presidente do ICMBio

Gilberto Soares/MMA
Duarte e Carneiro: reforço na gestão

Paulo Carneiro é analista ambiental do Instituto e tem como desafio avançar nas ações de estruturação das unidades de conservação federais.


Brasília (15/06/2018) – Nesta sexta-feira, o ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, deu posse em seu gabinete, em Brasília, ao novo presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Paulo Carneiro.

Servidor de carreira do ICMBio, já tendo ocupado várias funções no órgão, o novo presidente, cuja nomeação foi publicada no Diário Oficial da União, foi indicado para o cargo pelo ministro, que vinha articulando a aprovação de seu nome junto ao governo e recebeu apoio do presidente da República, Michel Temer.

Ao agradecer a confiança depositada pelo ministro, Carneiro disse que o desafio agora é consolidar os ganhos acumulados nas gestões anteriores, como a concessão de serviços de uso público nos parques, o destravamento dos recursos da compensação ambiental, a contratação de pessoal e as ações de proteção à fauna ameaçada. Ele prometeu fazer uma gestão com todos os parceiros - governos federal, estaduais e municipais, ONGs e Academia, entre outros.

Antes do final da cerimônia de posse, o novo presidente convidou o ministro a participar, já na próxima segunda-feira, na sede do ICMBio, em Brasília, do lançamento de processos de concessão de serviços de uso público em sete parques nacionais – Pau-Brasil (BA) e Chapada dos Veadeiros (GO), cujos editais estão prontos, e Lençóis Maranhenses (MA), Itatiaia (RJ), Caparaó (MG), Jericoacoara (CE) e Serra da Bodoquena (MS), que iniciarão as consultas públicas para definir os termos da licitação. O ministro confirmou presença.

QUEM É

Paulo Carneiro é analista ambiental do ICMBio. Foi chefe do Parque Nacional de Brasília, coordenador-geral de Proteção Ambiental e, até ontem, ocupava o cargo de diretor de Criação e Manejo de Unidades de Conservação do órgão. Formado em Engenharia Florestal pela Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz, da USP, Carneiro tem mestrado em Ciências Florestais pela mesma instituição. Além do ICMBio, Carneiro trabalhou na Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná e na iniciativa privada, na área de fomento florestal.

O ICMBio é a autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente responsável pela gestão das unidades de conservação (UCs) federais. Atualmente, o Instituto administra 336 UCs que, juntas, somam aproximadamente 75 milhões de hectares no território nacional, o equivalente a quase 10% da área continental, e 92 milhões de hectares em águas oceânicas, correspondentes a 25% do total. Além disso, o Instituto Chico Mendes desenvolve projetos de conservação e pesquisa da fauna e flora ameaçadas de extinção.

 

Por: Elmano Augusto/ Ascom MMA


Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA)
(61) 2028-1227/ 1311/ 1437
imprensa@mma.gov.br



Fim do conteúdo da página